Cidades
Publicada em 05/05/25 às 16:11h
TJSC nega inconstitucionalidade e valida feriado do aniversário de Tubarão
Sindicatos alegavam que criação do feriado era uma competência da União

Fonte das Noticias: sulagora.com.br

Em 2024, a criação de um novo feriado municipal virou uma polêmica em Tubarão, especialmente com relação à classe empresarial, que se manifestou contrariamente ao projeto de lei.


Na oportunidade, a criação de um novo feriado foi tratada como inconstitucional por algumas pessoas contrárias à decisão, fato que foi negado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) na última semana.


Para os desembargadores do Órgão Especial do TJSC, que julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade que questionava a legalidade do feriado do dia 27 de maio, o município agiu dentro de sua competência constitucional ao legislar sobre assunto de interesse local.


A ação havia sido proposta por cinco sindicatos da região que sustentavam que a criação de feriado civil é de competência exclusiva da União, por se tratar de matéria relacionada ao direito do trabalho. 


Alegavam também que a norma municipal feria dispositivos da Constituição Federal e da Estadual.


O desembargador relator rejeitou os argumentos. Em seu voto, destacou que a Constituição Federal confere aos municípios a prerrogativa de legislar sobre assuntos de interesse local — o que inclui a definição de datas comemorativas que tenham relevância cultural e histórica para a comunidade.


Os efeitos econômicos decorrentes de um feriado, segundo ele, não descaracterizam sua natureza de interesse local.


Além disso, o relator ressaltou o valor simbólico da data. “O dia 27 de maio de 1870 é considerado o marco da fundação de Tubarão. A escolha da data reflete um desejo legítimo de cultivar a memória local e preservar a identidade histórica do município”, registrou no voto.



Receba mais noticias em seu whatsapp
click no link 
  




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Aqui a noticia tem a sua Fonte
Copyright (c) 2025 - Fonte das Noticias - Todos os direitos reservados