Clima
Publicada em 21/10/23 às 10:55h
Calor histórico acima dos 44,8°C chega ao Brasil neste fim de semana
Onda de calor na próxima semana pode atingir marcas jamais registradas no Brasil; veja alerta

Fonte das Noticias: hcnoticias.com.br

 (Foto: HC noticias)

Neste final de semana, o Brasil enfrentará um calor sem precedentes, com a expectativa de quebrar o recorde nacional de temperatura máxima, que atualmente está em 44,8°C. Essa informação é divulgada pela MetSul Meteorologia.


Um alerta meteorológico indica que as temperaturas máximas podem superar os recordes históricos de calor em todo o estado do Mato Grosso, incluindo a capital Cuiabá, e até mesmo em todo o Brasil. A Baixada Cuiabana será o epicentro desse calor extremo.


Os modelos meteorológicos da MetSul Meteorologia preveem que as temperaturas máximas no estado do Mato Grosso durante esta sexta-feira, o fim de semana e o início da próxima semana serão de 2ºC a 3ºC mais altas do que as registradas na quinta-feira, quando já havia ultrapassado os 43ºC.



Receba mais noticias em seu whatsapp
click no link 




Esse cenário indica que existe a possibilidade de que algumas estações meteorológicas registrem temperaturas de 45ºC ou 46ºC, algo que nunca foi oficialmente observado pelo Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil. Em cidades que não possuem equipamentos de medição de temperatura, os valores máximos podem ser ainda mais elevados.


De acordo com o alerta, a atual situação meteorológica é extraordinária e histórica, afetando principalmente o Centro-Oeste do Brasil.




Essa condição extrema de calor está relacionada a uma área de ar excepcionalmente quente associada a um centro de baixa pressão localizado sobre o Norte da Argentina e o Paraguai. Esse calor excepcional também afeta a Bolívia, o Paraguai e o Norte da Argentina, estendendo-se até áreas mais ao Norte de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia, Sul do Amazonas e do estado do Pará, onde as temperaturas máximas nos próximos dias devem se manter próximas ou acima de 40ºC em várias localidades.


Esse calor extremo é tão significativo que há uma forte possibilidade de que os próximos dias quebrem o recorde histórico nacional de 44,8°C registrado na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Nova Maringá, estado do Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Aqui a noticia tem a sua Fonte
Copyright (c) 2024 - Fonte das Noticias - Todos os direitos reservados