Colaboradores
Publicada em 18/08/22 às 06:54h
Impactos notáveis ​​da tecnologia Blockchain na cadeia de suprimentos
nstagram: @neidson8

Fonte das Noticias: Neidson Soares : Bacharelando Blockchain, Criptoativos e Finanças na Era Digital. Especialista em web3.0 e Finanças Descentralizadas. Founder do Grupo Positive. Consultor de Cript

 (Foto: Google Imagens)
A tecnologia veio para ficar, e sua inclusão em diversos setores no mundo de hoje torna os processos que foram percebidos como tediosos e ininterruptos. Sem dúvida, sua adoção há algumas décadas está revolucionando todos os setores. Das finanças à educação, às forças armadas e ao entretenimento, para citar apenas alguns. A cadeia de suprimentos não fica de fora em todas essas rupturas inéditas trazidas por essa tecnologia, pois ela ajudou na criação de marketplaces eletrônicos, redução de custos, aumento de produtividade e uma série de outros grandes benefícios.



O uso generalizado de tecnologia, particularmente a internet no comércio B2-B e B2C, tem um impacto imenso na cadeia de suprimentos. Vale ressaltar que a cadeia de suprimentos possui uma série de desafios que a perseguem, e para superá-los, os gestores da cadeia de suprimentos, diariamente, buscam soluções disruptivas, eficazes e eficientes. O advento da pandemia de covid 19′ também trouxe alguns desses desafios à tona.


Receba mais noticias em seu whatsapp
click no link 

https://bit.ly/3a75fZ






Por isso, havia a necessidade de digitalização da cadeia de suprimentos. A blockchain oferece esses recursos e haveria a necessidade de sua integração na cadeia de suprimentos. No seu auge, a blockchain ajudaria a combater os problemas de transparência, confiança e colaboração, dependência entre os participantes da cadeia de suprimentos e desmistificar a longa e tediosa rede da cadeia de suprimentos. Você pode, no entanto, querer perguntar: que relacionamento a Blockchain tem com a cadeia de suprimentos?

Blockchain e cadeia de suprimentos – onde duas cadeias se encontram

É um livro digital distribuído que sobrevive online e registra transações e eventos. A tecnologia depende de princípios criptográficos estruturados que funcionam principalmente para compartilhamento de informações; isso é gravado e compartilhado por meio de um canal ponto a ponto. Faria mais do que apenas manter registros em todo o seu potencial. Vai além dos bancos de dados corporativos.

A blockchain foi projetada para registrar transações e eventos específicos compartilhados em uma rede de protocolos que oferecem transparência e colaboração. Da mesma forma, um blockchain privado é criado em uma cadeia de suprimentos. Você sabe o que isso faz? Isso aumenta a capacidade dos usuários de ler e gravar no blockchain. Além disso, e mais do que em qualquer outro período, as organizações agora investem enormes quantias de fundos em soluções baseadas em blockchain com potencial para revolucionar a cadeia de suprimentos. Em uma pesquisa realizada pela Juniper Research em 2017, estudando cerca de 369 fundadores, executivos, gerentes e especialistas em TI de empresas, 76% dos entrevistados afirmam que o blockchain seria bastante útil para suas organizações.

Enquanto 35% esperam interrupções internas significativas, 51% antecipam interrupções significativas para seus parceiros ou clientes. Curiosamente, quando você verifica a multiplicidade de empresas envolvidas na fabricação, armazenamento e distribuição de produtos similares, você descobre como cada elo da cadeia de suprimentos é permeável a fraudes, desperdícios e atrasos. Há também o processo cada vez mais cansativo de duplicar dados e papelada. De acordo com uma pesquisa da Deloitte em 2016, a blockchain já permite a criação do que hoje é conhecido como a “Internet do Valor”, uma transição da “Internet da Informação”.

Blockchain e os impactos da cadeia de suprimentos

A utilização da blockchain no setor da cadeia de suprimentos é um divisor de águas e em um mundo com novas tecnologias, as oportunidades estão abertas para as empresas da cadeia de suprimentos verem valor em suas redes de suprimentos. Ao contrário de antes, a tecnologia blockchain ofereceria oportunidades para caminhos mais seguros e eficientes para conectar partes interessadas, parceiros de negócios e, mais importante, os consumidores finais. Você já imaginou os benefícios da blockchain na cadeia de suprimentos? Com a blockchain, as empresas da cadeia de suprimentos podem incluir entradas para seus itens, enquanto outras partes associadas também podem acessar os dados para que suas informações sejam registradas. A descentralização estaria no auge, pois nenhuma parte singular tem direito exclusivo sobre as informações compartilhadas.

A blockchain, entre outras coisas, também oferece:

Identificação Digital

A informação abunda no mundo de hoje, trazendo uma diversidade de escolhas. As empresas em todo o mundo querem ficar de olho nos acontecimentos e tendências atuais para não perderem nada. Há um pool de competição; os consumidores podem selecionar os melhores produtos para si. Eles querem patrocinar as empresas mais abertas e transparentes para eles. Eles querem conhecer os processos envolvidos na fabricação dos bens que utilizam; e onde são produzidos. Atualmente, tem havido problemas de escassez de fórmulas infantis e alimentos para animais de estimação nos mercados. Além disso, no passado, esses alimentos para animais de estimação e fórmulas para bebês foram considerados inseguros e insalubres para os bebês.

Fabricantes, produtores e varejistas podem combater problemas como esse compartilhando dados sobre ingredientes e processos de produção envolvidos em seus produtos; ajuda a ganhar a confiança dos consumidores. Fica a pergunta: Quantas empresas têm facilidades para fazer isso? A blockchain é útil nesse sentido. Com a Identificação Digital, as empresas podem criar passaportes digitais para produtos; isso fornece informações sobre os processos envolvidos na criação dos produtos, incluindo sua localização. Só assim será conquistada a confiança do consumidor, a garantia de que compraria de uma empresa que compartilha seus valores.

Alto desempenho para a cadeia de suprimentos

Com a implantação completa da tecnologia blockchain, você pode ter certeza de um crescimento exponencial para as empresas da cadeia de suprimentos. De acordo com Eric Piscini, líder global de blockchain da Deloitte Consulting LLP nos EUA, as cadeias de suprimentos em todos os setores e países serão aprimoradas, reimaginadas e interrompidas pelas tecnologias blockchain. A blockchain é uma tecnologia capacitadora e, quando integrado a outras tecnologias emergentes, como dispositivos inteligentes da Internet das Coisas (IOT), robótica e automação cognitiva, pode ajudar a superar os problemas de gerenciamento de partes interessadas, flexibilidade, rastreabilidade, conformidade e entre outras questões na cadeia de suprimentos.

Da mesma forma, a blockchain pode armazenar os dados dos produtos desde o estágio de ideação até o lançamento. Ela também oferece rastreamento em tempo real por meio de contratos inteligentes, proporcionando às partes interessadas na cadeia de suprimentos a flexibilidade de tomar decisões rápidas e envolver atualizações contínuas de estoque, o que diminui a inatividade do capital de giro.

Redução de custos

Com a adoção da blockchain, há uma necessidade mínima de reconciliações manuais. Como resultado, há também uma redução de erros em pedidos, recebimentos de produtos, faturas e outros documentos relacionados ao comércio. Além disso, é possível uma trilha de auditoria para movimentação de produtos ou transações financeiras de sua base até o consumidor final, o que ajuda a reduzir fraudes, pois os registros estão lá para serem exibidos na blockchain. Quando se trata do relacionamento entre o varejista e o fornecedor, é possível encaminhar pedidos de compra, recibos, faturas, notificações de remessa, dados de estoque e outros documentos relacionados ao comércio para ter correspondências e verificações automatizadas.

Além disso, pagamentos e pedidos são automatizados por meio de regras codificadas dentro do contrato inteligente. Existem outros impactos que a blockchain oferece à cadeia de suprimentos. Por exemplo, se uma empresa deseja qualificar a sustentabilidade e a eficácia dos materiais, a blockchain é útil para rastrear sua cadeia de suprimentos de ponta a ponta; Isso garante que os materiais saiam de uma fonte autêntica e sejam utilizados com responsabilidade. Além disso, proteção de propriedade intelectual, conformidade regulatória e privacidade de dados também fazem parte dos impactos da tecnologia blockchain.

Embora possa levar tempo para integrar totalmente a blockchain à cadeia de suprimentos, o impacto está transcendendo. Por exemplo, os fornecedores de software podem integrar a funcionalidade blockchain nos aplicativos utilizados por grandes empresas da cadeia de suprimentos; Isso garante que os incentivos sejam criados para as partes interessadas e parceiros no ecossistema. Muitas indústrias e empresas não teriam escolha a não ser mudar a forma como abordam seus negócios.

As empresas também podem utilizar a blockchain para rastrear as emissões de CO2 e ajudar as empresas a compensar sua pegada de carbono. Além disso, as empresas podem compartilhar dados de produtos com seus clientes sem fornecer informações confidenciais, identidades das partes na cadeia de suprimentos e os locais de suas fábricas. Em poucas palavras, aqui está o que saber; A tecnologia blockchain revolucionará as cadeias de suprimentos. Existe uma cadeia mais transparente e segura. As empresas agora podem construir confiança com os clientes, proteger os direitos humanos e cumprir as regulamentações. A qualidade e segurança dos produtos, a proteção do meio ambiente e o combate à pirataria fariam parte das vantagens da blockchain para a cadeia de suprimentos.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Aqui a noticia tem a sua Fonte
Copyright (c) 2024 - Fonte das Noticias - Todos os direitos reservados