Mundo
Publicada em 29/08/23 às 17:44h
‘Extremamente perigoso’: Furacão Idalia atinge vento de 140km/h e faz Flórida ordenar evacuação
Furacão Idalia pode chegar à categoria 3 e deve atingir a costa norte-americana nesta quarta-feira (30

Fonte das Noticias: https://www.noticiasaominuto.com.br/

 (Foto: https://www.noticiasaominuto.com.br/)
O estado da Flórida, nos Estados Unidos, ordenou a retirada dos moradores de sua costa oeste nesta terça-feira (29) pela chegada do furacão Idalia, que pode tornar-se “extremamente perigoso” antes de tocar o solo na quarta-feira (30), segundo as autoridades americanas.



As informações são da AFP. De acordo com o NHC (Centro Nacional de Furacões dos EUA), o furacão Idalia evoluiu para a categoria 1 durante a noite e estava localizado a centenas de quilômetros do sudoeste da Flórida na manhã desta terça-feira (29).


Receba mais noticias em seu whatsapp
click no link 



Em Steinhatchee, uma das pequenas cidades do norte da Flórida, Robert Bryant finalizava os preparativos para partir com seus dois gatos e seu cachorro.

“Estamos na água, então seremos os mais afetados”, disse o estudante de 18 anos, cuja casa construída sobre palafitas fica perto da foz de um rio.

“Com sorte, o furacão vai passar e teremos pouco vento (…), mas temos que nos preparar para o pior e esperar o melhor”, acrescentou.

As águas quentes no Golfo do México, perto de 31 ºC, devem tornar Idalia um “perigoso furacão de alta intensidade antes de atingir a costa na quarta-feira”, informou o NHC.

Os furacões são considerados de grande intensidade a partir da categoria 3 na escala Saffir-Simpson (que vai até cinco), fenômenos que, segundo o NHC, podem provocar danos “devastadores” e “catastróficos”.

Às 15h00 GMT (12h00 no horário de Brasília), Idalia estava localizada a cerca de 440 quilômetros a sul-sudoeste de Tampa, Flórida, com ventos máximos sustentados de 140 quilômetros por hora, de acordo com o boletim do NHC.

Flórida decreta estado de emergência após avanço de furacão Idalia

Ron DeSantis, governador da Flórida e pré-candidato à presidência dos Estados Unidos, declarou estado de emergência em 46 condados na segunda-feira (28) e anunciou a retirada de moradores no oeste do estado.

“Este vai ser um furacão potente e, sem dúvida, vai afetar o estado da Flórida de muitas maneiras diferentes. Então, por favor, prestem atenção nas diretrizes das autoridades locais”, afirmou DeSantis em uma entrevista coletiva.

O presidente americano Joe Biden conversou com DeSantis na segunda e aprovou uma declaração de emergência para a Flórida, o que garante ajuda federal para enfrentar a passagem do furacão Idalia.

As inundações podem afetar áreas da Carolina do Sul entre quarta-feira e quinta-feira.

A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) está se preparando para o impacto da tempestade, incluindo a mobilização de parte dos funcionários, segundo a Casa Branca.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Aqui a noticia tem a sua Fonte
Copyright (c) 2024 - Fonte das Noticias - Todos os direitos reservados